fbpx

Novembro Azul na Lourenço Alimentos

Novembro Azul na Lourenço Alimentos

No dia 22 de novembro, recebemos na Lourenço Alimentos a presença do Adalberto Pereira da Vida&Med, para uma importante palestra, aos nossos colaboradores, sobre o câncer de próstata. Todos puderam tirar dúvidas e conversar sobre a doença durante o evento.

Confira o depoimento do palestrante sobre a ação:

“O Novembro Azul surgiu para desmistificar o câncer de próstata e alertar para a prevenção e promoção da saúde do homem de forma geral com a conscientização da população sobre a importância dos exames anuais a partir dos 50 anos. É sabido que os homens morrem mais precocemente que as mulheres e não costumam fazer exames preventivos. Doenças cardiovasculares e a violência urbana (como homicídios e acidentes de trânsito) são as principais causas de morte entre os brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde.

E no dia 22/11/2019 estive nas dependências da Lourenço Alimentos, o qual fui convidado para ministrar a palestra da campanha sobre Novembro Azul (Câncer de Próstata), assunto de suma importância para conscientização dos colaboradores. 

Venho através deste, em nome da Vida&Med, agradecer a parceria estabelecida. Externamos nossos cumprimentos, parabenizando a direção da empresa, pela excelente iniciativa.

Não poderia deixar de ressaltar a bela recepção que nos foi oferecido.

Quero manifestar meu apreço e agradecimento a direção da empresa Lourenço Alimentos”.

Novembro azul
O Novembro Azul é um movimento mundial com o objetivo de conscientizar e reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Esse tipo de câncer que é o segundo mais comum entre os homens brasileiros; estima-se 68.220 mil novos casos da doença no país, em 2018. O risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens.

Sintomas
Na fase inicial do câncer, os sintomas são poucos ou inexistentes, por isso a necessidade dos exames anuais em dia. Em alguns casos há sintomas como dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Em fases mais avançadas e mais graves, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito através do exame PSA, que pode indicar inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e o surgimento do câncer, e o exame de toque retal, com diagnóstico imediato.

Como prevenir?
A adoção de hábitos saudáveis é essencial para a prevenção do câncer de próstata. A Fundação do Câncer recomenda:

  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Não fumar.
  • Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol
  • Manter um peso saudável;
  • Praticar regularmente atividades físicas.

Fonte: Fundação do Câncer

  • Compartilhe esse post