Mercados e feiras estão sempre descartando alimentos que não são vendidos por conta da aparência que esses apresentam, mesmo que estejam perfeitos para consumo. Para evitar esse tipo de desperdício e ajudar no combate à fome, foram criados bancos de alimentos, como o Mesa Brasil.
A Lourenço Alimentos doa itens, que não foram vendidos, para o projeto Mesa Brasil SESC, contribuindo para o combate à fome e ao desperdício.
Você conhece o Mesa Brasil?
O projeto é uma rede nacional de banco de alimentos contra a fome e o desperdício, que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida de cidadãos carentes e a promoção da cidadania, através da distribuição de alimentos e ações educativas.
O programa adquire os alimentos por meio de doações feitas por Indústrias de alimentos, centrais de distribuição, supermercados, armazéns, redes varejista etc, de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.
Após receber os itens, o projeto avalia a qualidade deles e distribui ao público beneficiário; pessoas assistidas por entidades sociais em situação de vulnerabilidade social e nutricional.
Entre janeiro e julho de 2019, o Mesa Brasil obteve os seguintes resultados:
- 22.253.716 kg de alimentos distribuídos;
- 1.401.081 pessoas atendidas por dia;
- 3.337 empresas parceiras (doadores sistemáticos);
- 6.042 entidades assistidas permanentemente;
- 3.953 ações educativas realizadas;
- 67.678 multiplicadores treinados nas ações educativas;
- 371 voluntários;
- 91 unidades em funcionamento; e,
- 568 cidades na abrangência.
Como a Lourenço Alimentos apoia o programa?
Nós da Lourenço Alimentos temos como maior objetivo e motivação, a melhoria da qualidade de vida, através da distribuição de alimentos saudáveis, do apoio ao esporte e à causas sociais que possam contribuir para atingirmos este objetivo. Por valorizarmos a vida, contribuímos e apoiamos projetos como o Mesa Brasil.
Separamos itens que não foram vendidos, muitas vezes pela aparência das embalagens, mas que estão em perfeita condição de consumo, e doamos ao Mesa. O projeto retira os produtos na Lourenço Alimentos e os leva para avaliação e em seguida distribuição.