X

Festa junina da #familialourenco

Em junho de 2019, tivemos a típica Festa Junina aos nossos colaboradores, cheia de comidinhas típicas, música ao vivo e muita risada! Confira algumas fotos da festa.

Origem da festa junina

De acordo com historiadores, esta comemoração foi trazida pelos Portugueses durante o período colonial e nessa época, a festa tinha influências de elementos portugueses, espanhóis e franceses: da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Posteriormente, esses elementos foram se mesclando com os da cultura brasileira de cada região do país.

A festa junina possui esse nome por ocorrer no mês de junho, ou também por homenagear o São João, assim derivou de Festa Joanina.

Tradições

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas.

Na região Sudeste é tradicional a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.

Comidas típicas

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural de milho verde, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.

Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Fonte: Sua Pesquisa