Rua Fausto Lex, 103 - Piracicaba - SP - 13424-530
contato@lourencoalimentos.com.br
(19) 3375-3379 | 98242-0039

Caros Clientes/Parceiros/Colaboradores,

É com enorme orgulho que somos uma empresa Parceira/Doadora no âmbito do programa Mesa Brasil desenvolvido pelo SESC no combate à fome e insegurança alimentar.

Para a Lourenço Alimentos, cada projeto apoiado é uma aposta na sua organização e na comunidade em que ela está inserida. Também acreditamos que o nosso apoio ajuda outras pessoas, organizações e governos a tornarem-se mais responsáveis pela sua própria história e pela sociedade em que estão inseridos.

Se for nosso parceiro cliente ou colaborador junte-se a nós neste fantástico programa de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos, baseado na parceria entre a sociedade civil, o empresariado e as instituições sociais.

CONHECENDO O MESA BRASIL

VOCÊ SABIA?

O Mesa Brasil foi inspirado em um programa norte-americano. O diretor regional do Sesc em São Paulo, Danilo Santos de Miranda, chegou a estagiar como ajudante de motorista na City Harvest de Nova Iorque para entender o processo de recolhimento de comida em restaurantes e sua posterior distribuição a entidades.

Diariamente, toneladas de frutas, verduras, legumes e demais alimentos não utilizados ou vendidos em locais como restaurantes, feiras, padarias, supermercados, indústrias, centrais de abastecimento e restaurantes vão parar no lixo. São produtos in natura ou industrializados que não têm valor comercial, mas poderiam muito bem complementar a refeição de muitas pessoas. O Mesa Brasil Sesc São Paulo nasceu desse pensamento.

Criado em São Paulo em 1994 e, desde 2003, presente em todo o país, o programa funciona como uma rede de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos, baseado na parceria entre a sociedade civil, o empresariado e as instituições sociais. Por meio da coleta e da distribuição urbana, a iniciativa doa alimentos que seriam descartados para localidades onde fazem a diferença.

O Mesa Brasil Sesc São Paulo também possui uma frente educativa, oferecendo cursos, treinamentos e oficinas aos funcionários das empresas e instituições participantes. São aulas e palestras que orientam no preparo, armazenamento, aproveitamento integral e diversidade de cardápio — visando, assim, diminuir o desperdício.

Hoje, após 20 anos, a iniciativa atende 42 municípios paulistas e arrecada 3,5 milhões de quilos de alimentos por ano. Estes alimentos complementam as refeições servidas a 143 mil pessoas atendidas em 730 instituições sociais.

Tudo isso é possível graças à colaboração de 540 empresas doadoras, que, junto ao Sesc São Paulo, formam uma rede comprometida e empenhada no combate ao desperdício.

PARA ENTENDER A DINÂMICA DO FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:

PROGRAMA RECONHECIDO PELO GLOBAL FOODBANKING NETWORK (GFN)

Organização sem fins lucrativos comprometida com a criação e fortalecimento de bancos de alimentos em todo o mundo, como ação eficiente no combate a fome ao desperdício.